ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Casal visitou 43 países em 15 meses e hoje divide história para inspirar

Primeira etapa da volta ao mundo virou livro que será lançado em Campo Grande

Por Thailla Torres | 10/03/2024 07:57
Casal visitou 43 países em 15 meses e hoje divide história para inspirar
Depois de uma jornada de 43 países em 15 meses, eles voltam a Campo Grande para lançar um livro com as experiências vividas

O sul-mato-grossense Wesley Faraó Klimpel e a catarinense Patricia Pamplona decidiram conhecer o mundo. Depois de uma jornada de 43 países em 15 meses, eles voltam a Campo Grande para lançar um livro com as experiências vividas em países da África e Oriente Médio.

Os dois se conheceram em 2010 na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e começaram a namorar no ano seguinte. Em 2015, quando ambos estavam vivendo em São Paulo, passaram a planejar essa viagem de volta ao mundo.

Foram várias conversas e mudanças para definir o melhor roteiro, a duração e como juntar dinheiro. Eles sabiam que a África seria a parte mais desafiadora, por isso, a colocaram já no início da viagem, quando estariam mais dispostos a perrengues maiores.

Como pensaram em 3 anos de viagem, avaliaram que seria melhor ter dois intervalos no Brasil, para ver famílias e amigos resolverem burocracias, como passaportes e vistos, além de exames médicos.

Casal visitou 43 países em 15 meses e hoje divide história para inspirar
Foram várias conversas e mudanças para definir o melhor roteiro, a duração e como juntar dinheiro.

Pelos cálculos, estipularam gastar uma média diária de US$ 75 para o casal. Para juntar essa quantia, passaram a guardar 25% do salário e diminuir os gastos supérfluos, como refeições fora de casa e idas ao cinema. “Antes de partirmos, vendemos praticamente tudo que tínhamos, já que nossa vida passou a ser na estrada”, conta Wesley.

Agora eles vão lançar o livro "Aventuras Sem Chaves: Uma Viagem por África e Oriente Médio", sobre os quase 15 meses que passaram na estrada. O casal, que viajou de novembro de 2022 a janeiro de 2024, visitou 43 países nesta primeira etapa de sua volta ao mundo.

A obra, além de relatos e imagens dos 36 países da África e 7 do Oriente Médio por onde os jornalistas passaram, traz informações de vistos e fronteiras e dicas para quem deseja desbravar a região, bem como crônicas inéditas.

Editado pela curitibana Comala, o livro possui 456 páginas. "Pode até assustar pelo tamanho, mas as muitas fotos deixam a leitura leve. Sem falar que o 'Aventuras Sem Chaves' nasceu pra ser tanto um guia como um livro sobre as nossas viagens, com histórias e muitos perrengues", explica Patricia. "Quisemos também trazer essa parte de crônicas inéditas, seja para o leitor usar como companhia em sua própria viagem ou embarcar junto com a gente de dentro de casa. Ou na frente dela, numa cadeira de fio na calçada", complementa Faraó.

Falando nisso, um dos maiores desafios para ele, natural de Campo Grande, foi abrir mão de um costume bem típico do estado. "Passamos por tanto lugar quente, e tudo o que eu mais queria era um tereré gelado. Mas como produzir gelo por aí, pulando de hospedagem quase que diariamente?", explica.

Casal visitou 43 países em 15 meses e hoje divide história para inspirar
A obra, além de relatos e imagens dos 36 países da África e 7 do Oriente Médio por onde os jornalistas passaram

Nestes quase 15 meses, os dois viveram momentos marcantes, como quando atravessaram a fronteira entre Guiné-Bissau e Guiné em cima de uma moto, junto com o piloto e as duas grandes mochilas, tudo no meio da floresta. “E ainda passamos por 6 barreiras policiais e um rio, onde até a moto foi junto no barquinho”, conta a catarinense.

Outra aventura do casal foi em Angola, quando o motorista do ônibus noturno deixou para trás um passageiro que desceu para ir ao banheiro. Ele parou em seguida, depois de a mãe do homem reclamar, mas, diante do desembarque de tantos curiosos, o sujeito arrancou e voltou só depois de alguns quilômetros. “Para piorar, no meio da madrugada eu senti uma dor terrível nas costas! Por sorte o destino era Luanda, e lá descobri que eu estava com cálculo renal. Não desejo esse perrengue para ninguém”, relembra o viajante de Mato Grosso do Sul.

O livro, além dessas duas histórias, ainda contará com relatos do que os dois jornalistas vivenciaram em países que estão longe dos destinos usuais dos brasileiros. “Muita gente nunca ouviu falar ou pensou em visitar países como Serra Leoa ou Namíbia, ambos com lindas praias, povo simpático e uma história política conturbada”, diz Patricia.

Esse período na estrada faz parte de um grande projeto do casal, que separou a viagem de volta ao mundo em três temporadas: a primeira foi por África e Oriente Médio; na segunda, eles querem visitar nações de Ásia, Oceania e América; na última, pretendem viajar de motorhome pela Europa. Os jornalistas compartilham toda a experiência em seu blog (semchaves.com) e nas redes sociais (@semchavesbr).

Além da capital sul-mato-grossense, a agenda de lançamentos inclui Curitiba (14/3), de onde é a editora, Florianópolis (17/3), terra natal de Patricia, e São Paulo (20/3), onde moraram por muitos anos. "Campo Grande tem uma grande importância pra gente, porque foi aqui que cresci e me criei, e onde vive a minha família. Sem falar que encontro as melhores ervas de tereré do país, né?", conta Faraó.

O evento em Campo Grande será em 25 de março, no Kanto de Minas, às 19h.

Casal visitou 43 países em 15 meses e hoje divide história para inspirar

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias