Gilmar Olarte assume o comando da Prefeitura às 9h desta quinta
A posse do novo prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, 43 anos, do PP, acontece às 9h desta quinta-feira na Câmara Municipal. A informação é do presidente do legislativo, Mario Cesar Oliveira (PMDB), que só poderá empossar o novo chefe do executivo após a publicação do decreto da cassação de Alcides Bernal (PP), por 23 votos a 6.
Segundo Mario Cesar, a posse será formalizado de acordo com a legislação. O novo prefeito promete realizar um governo de coalizão. Ele até já teria alguns nomes definidos para assumir o secretariado.
Olarte deverá assumir com o apoio de vários partidos. Ele também sinaliza que poderá contar com uma ampla base aliada na Câmara Municipal, onde Bernal só conseguiu ter o apoio de nove vereadores. No entanto, deixou o cargo com o apoio de apenas seis dos 29 vereadores.
O prefeito cassado sempre manteve uma relação conflituosa com o vice-prefeito. Na sexta-feira, Gilmar chegou a revelar ao Campo Grande News que estava despachando do porão do Paço Municipal. “Me tirou do gabinete e me colocou em um porão, onde ficam os projetos do Bird (Banco Interamericano de Desenvolvimento)”, contou Olarte.
Olarte é formado em Ciências Contábeis e natural de Aquidauana. Foi vereador da Capital durante a legislatura de 2004 a 2008, mas não conseguiu a reeleição. Em 2012, foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo prefeito Alcides Bernal.
Na eleição de 2012, pastor e líder da Igreja Assembleia de Deus Nova Aliança, Olarte declarou à Justiça Eleitoral ter um patrimônio que totaliza R$ 2 milhões.