Patrícia Cozzolino assume Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos
Eduardo Riedel foi à Defensoria Pública pedir cedência para Patrícia assumir a Secretaria
Quase um mês depois de diplomar secretários de Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (25) o nome de Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira como nova secretária de Assistência Social e Direitos Humanos. O cargo estava sendo ocupado até então pela secretária Elisa Cleia Nobre.
Na época em que divulgou os nomes dos secretários, Riedel já havia dito que a escolhida só poderia assumir a pasta em fevereiro.
E ele foi literalmente buscar Patrícia no seu emprego de defensora pública-geral. “Viemos aqui na Defensoria buscar nossa nova secretária, sei como não é fácil para ela deixar esta instituição, mas agora ela vai contribuir dentro do governo levando toda a sua experiência”.
Ainda segundo o governador, Patrícia vai assumir um cargo estratégico e conduzir programas sociais importantes como o Mais Social e Energia Social: Conta de Luz Zero, além de outras ações dentro da pasta.
O governador comentou que Patrícia assume um cargo estratégico no Estado para defender as pessoas mais vulneráveis. “Escolhemos a Patrícia por ter total competência e capacidade para conduzir a pasta, que tem programas essenciais de transferência de renda, mas que queremos ir além, ousar muito mais. Somos o Estado que mais cresce no Brasil, e nosso compromisso é não deixar nenhum sul-mato-grossense para trás”, disse.
A nova nomeada afirmou que vai dar o máximo para oferecer um serviço de excelência. “Foi uma decisão difícil e até demorada, onde aceitei este desafio para trabalhar principalmente para atender a camada de extrema pobreza da população. Fiz esta escolha para ter a oportunidade de expandir ainda mais o serviço que fazia na Defensoria”, completou.
Cedência - O governador se reuniu com o Conselho Superior da Defensoria Pública, para pedir a cedência de Patrícia Cozzolino.
Conforme o presidente do Conselho, o defensor-público Homero Lupo Medeiros, a atitude de Riedel de ir até a Defensoria foi de respeito. “O governador veio aqui pessoalmente fazer este pedido. A ida de Patrícia ao governo será muito importante para Mato Grosso do Sul por sua capacidade, visão estrutural e de mundo”.
Assim, Homero assume a função de defensor público-geral em exercício, até a realização da nova eleição da Defensoria Pública, que deve ter edital publicado na próxima segunda-feira (30) com as regras e período de inscrição dos candidatos.
Currículo - Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira é graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, professora convidada em diversos cursos de pós-graduação. Doutora em direito processual civil pela PUC/SP, mestre em direito constitucional e especialista em direito processual penal.
Ela entrou na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em 1997 e atuou como defensora em cidades como Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas e Campo Grande.
Foi diretora da Escola Superior da Defensoria Pública e primeira subdefensora-geral do Estado. Assumiu o cargo de defensora pública-geral em maio de 2021.