ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Lado bom da chuva: Boca da Onça volta a ter queda de água após 7 meses

Maior cachoeira do Estado sofria com efeitos da seca de três anos e da La Niña desde 29 de julho de 2022

Gabriela Couto | 24/02/2023 15:45

Apesar das imagens preocupantes causadas pelas chuvas nesta sexta-feira (24) em Bonito, a 257 km de Campo Grande, o acumulado de cerca de 170 milímetros somados desde as 7h até o momento resultaram no espetáculo da natureza: a volta da queda d’água na maior cachoeira do Estado, a Boca da Onça.

O ponto turístico estava sem registro de água na cascata desde 29 de julho de 2022. Na época o Campo Grande News divulgou a situação alarmante. De acordo com o gerente da fazenda, que realiza o passeio de ecoturismo, Luis Henrique Soares de Melo, a chuva na região fez com que a água voltasse a cair nos 156 metros de altura.

“Há alguns dias ela voltou a ter água, por conta de uma chuva que tivemos. Mas durou seis e oito horas de água e secou novamente. Hoje retornou forte e estamos otimistas para que se mantenha assim. O passeio vai voltar a ter a parada de banho na cachoeira”, ressalta.

A Boca da Onça chegou a ser tema da abertura da novela Pantanal, que ressaltava as belezas de Mato Grosso do Sul. Com as imagens feitas pelos guias de turismo de hoje, é possível ver inclusive que a ‘prainha’, na queda da cachoeira, também está com bastante água.

Por ser uma região calcária, os especialistas explicam que é preciso ter água suficiente entre as pedras para transbordar. A falta de água registrada há sete meses é fruto de uma seca dos últimos três anos na região, aliada ao fenômeno La Niña.


Nos siga no Google Notícias