Frustração: eleitores tentam votar em trânsito mesmo sem ter feito pedido
Voto em trânsito é permitido em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores
Eleitores de outras cidades e estados que precisam votar em trânsito em Campo Grande não conseguiram participar do pleito deste domingo (7). Pelo menos dez pessoas foram ao Sebrae, onde ocorre o voto em trânsito na Capital, porém se esqueceram de solicitar o pedido de votar fora da zona eleitoral.
Entre os que não conseguiram participar está a advogada Elza de Almeida. “Fiquei muito triste, chateada, porque em todas as eleições faço questão de votar. Nossos candidatos deixam de ser eleitos por um voto a mais ou a menos. Este ano não poderei demonstrar meu voto”, disse.
Mais de 500 pessoas estão cadastradas para participar do voto em trânsito no Sebrae. O vigilante Guilherme da Silva Júnior, de 27 anos, é de Ladário e disse que fez questão de exercer o direito de votar.
“Mesmo longe de casa fiz questão de vir votar porque além de ser meu dever é uma forma de depois cobrar do candidato”, afirma.
Tiago Milhomem, de 24 anos, está em Campo Grande há dois meses. Ele é de Paragominas (PA) e está na Capital participando do concurso da Polícia Militar. Também arrumou trabalho de vigilante e decidiu ficar. Devido à distância, preferiu votar na Capital. “É importante porque é uma forma de escolher o futuro da nação”.
No Sebrae estão disponíveis três urnas eletrônicas. A votação tem sido rápida e com movimentação tranquila. O voto em trânsito ocorre somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. No Estado, o formato está disponível somente em Campo Grande e Dourados.
Os eleitores que se encontrarem fora do Estado de seu domicílio eleitoral poderão votar em trânsito apenas para presidente da República. Já aqueles que estiverem em trânsito dentro do Estado, porém em município diferente do domicílio eleitoral, poderão votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.