Aberta a mães que tiveram bebê no SUS, roda escuta e apoia puerpério na pandemia
Criado por acadêmicas de Psicologia da UFMS, roda de conversa será on-line e mães podem se inscrever até sexta
![Aberta a mães que tiveram bebê no SUS, roda escuta e apoia puerpério na pandemia Aberta a mães que tiveram bebê no SUS, roda escuta e apoia puerpério na pandemia](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2021/05/26/38ta5nd4rhq8s.jpg)
A pandemia afetou o mundo, mas em especial mexeu com as mães, principalmente àquelas que estrearam na maternidade em meio ao medo do contágio da covid e todas as medidas de restrições. A partir de uma proposta de estágio em Saúde Coletiva que acadêmicos do curso de Psicologia da UFMS criaram um grupo de apoio às mães para que não atravessem o puerpério sozinhas.
O puerpério é o período pós-parto no qual é perceptível uma grande fase de vulnerabilidade nas mulheres que vivenciam a transição para a maternidade e estão imersas em mudanças tanto físicas quanto psíquicas.
A ideia é ouvi-las e fazer o acolhimento, dando voz às angústias de quem acabou de ser mãe e se vê cheia de dúvidas e medos. A proposta do estágio pelo qual os acadêmicos passaram era para que escolhessem um tema, estudassem e depois realizassem uma intervenção.
"Desde o final do ano passado eu comecei a estudar sobre saúde mental materna e me interessei muito, por conta disso escolhi estudar e trabalhar no estágio acerca da saúde mental das puérperas durante a pandemia, e como proposta de intervenção surgiu a ideia de um grupo de apoio online entre essas mulheres", explica a criadora do grupo e estudante do 5º semestre, Isabela Rocha Henn, de 20 anos.
As atividades serão todas on-line e começam na semana que vem, para participar as mães precisam se inscrever. Os critérios para entrar no grupo é ter feito pré-natal e parto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e ter ganhado o bebê já durante a pandemia.
"Nosso objetivo é ser um espaço de escuta, de acolhimento e de troca de experiências e aprendizados. Os encontros vão acontecer quinzenalmente, com duração de 1h e irá contar com a presença de profissionais da saúde e pessoas experientes para auxiliar nos debates", apresenta Isa.
Em cada encontro, a proposta será debater temas diferentes, sugeridos pelas próprias participantes. "A ideia principal do grupo é que ele seja construído junto com as mães, o objetivo é realmente dar voz às demandas dessas mulheres", afirma.
Para entrarem elas precisam fazer a inscrição pelo link: https://forms.gle/pK4naoXr1mdrSCwa6. Informações pelo telefone: 9942-2201 ou pelo e-mail: isabela.henn@ufms.br.