Entre lágrimas, família e amigos se despedem de jornalista vítima de feminicídio
Velório acontece na Câmara, mas enterro da jornalista Vanessa Ricarte será nesta sexta-feira em Três Lagoas
Sob muita comoção, família, amigos e conhecidos se despediram da jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, na noite desta quinta-feira (13) em velório na Câmara Municipal de Campo Grande. Ela foi a segunda vítima de feminicídio de Mato Grosso do Sul no ano e morreu na quarta-feira (12), após ser esfaqueada pelo ex-noivo Caio Nascimento.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Sob forte comoção, familiares e amigos se despediram da jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, na Câmara Municipal de Campo Grande. Vanessa foi vítima de feminicídio, esfaqueada pelo noivo Caio Nascimento. O velório reuniu cerca de 200 pessoas, incluindo a deputada Camila Jara e a prefeita Adriane Lopes. Vanessa havia solicitado medida protetiva antes do crime. O corpo será enterrado em Três Lagoas. Caio, com histórico de violência, foi preso em flagrante.
A despedida na casa do Poder Legislativo tinha cerca de 200 pessoas. Os pais de Vanessa, primos e o irmão, Walker Ricarte estavam entre os presentes. Muito emocionado e chorando, Walker atendeu à imprensa e deixou o depoimento.
Eu só falo para você, que é o seguinte... que ela aconteça (a justiça). Que isso não fique impune. Que isso sirva de exemplo em outras situações. Para que as coisas sejam vistas com uma lupa mais reforçada [sic]", disse Walker.
O irmão complementou a fala citando que Vanessa era a única irmã e a caçula. "Isso que to sentindo não consigo nem descrever". Muito emocionados, os pais dela não falaram com a imprensa.
A deputada federal por Mato Grosso do Sul, Camila Jara (PT) era amiga da vítima e recebeu apoio da jornalista em algumas campanhas. "A Vanessa era uma pessoa próxima e eu contei com ela no apoio em algumas campanhas. Foi chefe da minha irmã e de algumas colegas do jornalismo, participou de movimentos estudantis. E quando alguém que tem conhecimento da legislação, que sabe como procurar os mecanismos de defesa, mostra que qualquer uma de nós está sujeita a sofrer feminicídio".
A prefeita Adriane Lopes (PP) estava chorando e abraçou os pais de Vanessa, assim como fez Camila.
Natural de Três Lagoas, Vanessa Ricarte será sepultada na cidade distante a 327 km de Campo Grande, nesta sexta-feira (14). O enterro deve acontecer às 13h. O caixão de Vanessa chegou à Câmara Municipal carregado pelo ex-namorado, o jornalista Renan Nucci, pelo irmão Walker e por primos.
A despedida está prevista para acontecer até as 23h na Câmara, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1600 - Vila Manoel da Costa Lima.
Feminicídio - A jornalista Vanessa Ricarte já havia solicitado medida protetiva na noite de terça-feira (11) após ser ameaçada por Caio. Ontem mesmo, depois de sair da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), onde foi buscar outras informações a respeito da medida, ela seguiu até o imóvel onde morava com o músico para buscar os pertences.
Houve discussão e Caio a esfaqueou três vezes no coração. Vanessa Ricarte chegou a ser socorrida pelos bombeiros, mas não resistiu e morreu na Santa Casa de Campo Grande. Caio Nascimento, com histórico longo de violência doméstica, foi preso em flagrante e ficou em silêncio na delegacia, sem esboçar qualquer reação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: