ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Novos 15 conselheiros tutelares não vão tomar posse em janeiro

Projeto de lei que cria essas vagas e mais três conselhos tutelares não tem prazo para ser enviado à Câmara

Por Lucia Morel | 08/12/2023 15:56
Eleitor confere lista de candidatos a conselheiros tutelares nas eleições de outubro. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Eleitor confere lista de candidatos a conselheiros tutelares nas eleições de outubro. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande não sabe quando vai enviar os projetos de lei que criam mais 15 vagas de conselheiros tutelares e mais três conselhos para a Capital. Ao todo, 40 foram eleitos nas eleições de outubro, mas apenas 25 têm cargo garantido, pois vão atuar nos cinco conselhos tutelares já estabelecidos. Outros três precisam ser criados, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê um conselho a cada 100 mil habitantes e a Capital possui pouco mais de 800 mil.

A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) já encaminhou à Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais) a minuta dos projetos de lei para a criação dos cargos de novos três conselhos. Em nota, a Segov afirmou que “não há prazo estabelecido para a entrega dos projetos à Câmara” e que as novas 15 vagas e os três conselhos demandam “recursos consideráveis”.

A pasta de governo informou ainda que os dois projetos são importantes e precisam de estudo técnico detalhado quanto ao impacto financeiro. “Por isso, o projeto de lei não é simplista e deve-se tramitar com pareceres entre as pastas, para ter a responsabilidade de conciliar a legislação ao impacto financeiro”.

Por fim, a Segov informou que “haverá celeridade na análise, porém, ainda não há prazo estabelecido para a entrega dos projetos à Câmara”. A posse dos conselheiros tutelares ocorre em 10 de janeiro de 2024 e conforme a pasta, “será efetiva aos conselheiros que já compõem os cinco conselhos”.

Já os demais tomarão posse “de forma progressiva à medida que os projetos de lei sejam finalizados pelo Executivo e trâmite na Casa de Leis”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também